quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Fuxico




Aproveitando retalhos. Bebendo de fontes artesanais.   Remoendo ensinamentos. Cacos de vidas em instantes mágicos.  Juntar cada pedaço.  Enlaçar.

É no Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro que se dá o advento. O destino da diversidade nas tramas e fios.  A nossa facilitadora Lu Maciel, o fio condutor desta magia. 

Polegar opositor. Mãos que fazem. Intensas histórias de vida. Pedacinhos de tecidos de cores e amores. Uma forma de oração. Corações vividos. Laços cingidos. Desenrolar de casos. Casear e conversar. De novelas, de políticos. De viver e de ser. Enquanto se realiza o fuxico, a mente se aquieta. O eu interior se organiza. “Fuxico terapia”.  Meditação transcendental e uma forma de oração.

Viemos do meio, somos o meio, estamos no meio.  Sem rodeio. Um pequeno círculo com as extremidades alinhavadas e já temos uma flor. No círculo dessa amizade sai um pássaro, um bichinho. Afagos. O buraco da agulha, o passar da linha e o desenrolar da existência. Mosaicos de amor e beleza.  Sussurrar e liberar o pensamento. Soltar a voz.  Customizar.  Trouxinhas transformadas.  Falas re-significadas. Ponto atrás, chuleado e corrente.

Consta que nenhum país produz mais fuxico do que o Brasil.
Tudo começou com o cultivo do algodão. Os índios o cultivavam e teciam suas redes.  Era só um trançado. Ainda não era tecido. Os jesuítas não gostaram dessa gente assim pelada. Catequizar e vestir. Daí, para o desenvolvimento do tecido. Em toda propriedade, um tear para a produção manual de tecidos de algodão.  A fartura de pigmentos naturais possibilitou a variedade de cores.

Nesta época, indústrias caseiras fabricavam além do tecido de  algodão, o fustão,  as chitas e alguns brocados. Esta miscigenação cultural gerou a criatividade da nossa gente.  Inspiração total. O fuxico, dizem, tem sua origem atribuída aos escravos africanos. Já no século XX, se popularizou dentro do universo do patchwork.

Fuxicar é também fazer amigos. Se alegrar, se estimar. Importante no grupo de fuxico do CCM,  é o ambiente de camaradagem. Onde, é fácil criar e sorrir. 


17.10.2012
CCM= Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro
Rua Mario Lopes Leão, 240

Nenhum comentário:

Postar um comentário