terça-feira, 7 de setembro de 2010

Um bom dia para velejar

Sexta-feira 13. Um bom dia para velejar. A turma da caminhada terapêutica da UBS Veleiros se faz presente. O número 4988 da avenida Robert Kennedy é uma festa de gente vestindo os coletes salva-vidas. O passeio de barco a vela se aproxima. Menos mal que não é a motor. Barcos a motor e jet-ski matam peixes com suas hélices e também poluem. Uma palestra sobre sustentabilidade antes da jornada. Proteger a o meio-ambiente, entender que somos parte da natureza. Controlar nosso instinto destrutivo. Por que matar uma formiguinha se ela estava só passando e não fez mal a ninguém?

Achar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação, um desafio permanente. Como diria Francis Bacon, "para se dominar a natureza é preciso primeiramente obedecê-la".

Da ação para a reflexão, da reflexão para a crítica e da crítica para a prática. Passos dados em direção ao Dick Sail e o embarque. A paisagem encanta e fascina. Apesar da poluição, a atmosfera deste final de verão se revela agradável. O sol emoldurando tudo: Bairro do Riviera, Ilha dos Amores, Ilha dos Macacos, Ilha dos Eucaliptos. Garças brancas, corujas, sanhaços, bem-te-vis, gaviões, répteis e gambás completam o cenário.

A represa de Guarapiranga é o segundo mais importante manancial da região. Abastece cerca de 4 milhões de pessoas. É abastecida pelo rio Guarapiranga e outros rios e córregos de menor porte. A palavra Guarapiranga significa Lagoa Vermelha. Vermelhas eram as faces, coradas de emoção ao singrar do barco como as folhas do outono que se aproxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário