terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dindinha

Dindinha e seus netinhos (foto cedida por Josiley Carrijo)

Era uma trempe, dessas usadas em fogão de lenha. bem pequenina. Com cinco perfeitas panelinhas de ferro: uma chaleira, uma caçarola, uma frigideira, uma panela alta com três pezinhos e um caldeirão. Também um tachinho de cobre. Para usar, era necessário construir um fogãozinho de adobe, lá no fundo do quintal. E não faltava solenidade nestas brincadeiras!

Posta a trempe, feito o fogo, enfileirava-se as panelinhas e iniciava-se a preparação de uma série de deliciosos guisados com os ingredientes da cozinha da Vó.

Por vezes, uma travessura: uma vez, misturei terra, água , cocô, farinha e formigas. Enrolei em forma de biscoitos e ofereci à minha prima Lenir. Ela encantada, já ia comendo, não fosse a chegada intempestiva da Vó. Aí, era só arrancar um galho de fedegoso, com o qual ela dava nas minhas pernas até as folhinhas caírem.

Doía mais na alma, que no físico dessa menina de seis anos.

A Dindinha, a filha mais nova da Vó, além de tia, era a madrinha perfeita e mágica. Inventava surpresas e estava sempre a cantar enquanto trabalhava. Irradiava alegria por onde passasse. Sua fonte de bom humor era inesgotável.

Às vezes, sofria de uma terrível dor de cabeça que a deixava em prantos. Porém estas crises de choro, fosse por qual motivo fosse, eram como chuvas de verão. Passava rápido e o sol voltava a esparramar seus raios, tornando o planeta bonito como nunca...

Tinha o “poder” de acertar em cheio, nos presentes que me dava. Além da trempe e das panelas de ferro – anéisinhos, vestidos novos, que ela mesmo fazia, correntes de ouro, pulseiras. Coisas que enfeitavam meus dias e afagam minha vaidade até hoje.

O tempo, as andanças, os altos e baixos, fizeram com que muita coisa se quebrasse. Além das perdas, tantas coisas foram ficando pelo meio do caminho, embotadas pelo tempo...

Os presentes e a presença desta madrinha, mais que uma lembrança, ficaram gravados no coração e mente da criança que fui um dia, de forma indelével.



Fedegosos:designação de vários arbustos pequenos, alguns leguminosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário