terça-feira, 7 de setembro de 2010

De pequenas guerras a grandes curas

suely schraner


O Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com baixa visão e 506 mil,cegos (segundo o último censo do IBGE).

Maria da Paz, sofre de retinite pigmentosa (ou retinitis pigmentosa, retinopathia pigmentosa, RP). É uma doença genética, que ataca a retina causando a destruição de suas células. Foi perdendo pouco a pouco a visão.

Dona de uma audição apurada e memória quase fotográfica. Faz todo o trabalho de casa. Para telefonar, disca a partir do número cinco. É que ele tem um pontinho, que serve de referência. Frita o bife contando até sessenta para cada lado. Mas, é perigoso. Lava a roupa sempre cheirando. A louça, ela sente no tato se ainda tem detergente. Limpa o chão direitinho, sentindo todas as saliências. Os rejuntes ficam mais limpos do que os de quem enxerga bem. 
 
O mundo visto pelos ouvidos, vozes, cheiros e pelo toque.

Muito animada, participa do curso de cabaça no Centro de Cidadania da Mulher, em Santo Amaro.
 
No modulo "arte e cidadania", baseada na descrição e tato, fez um belo desenho da entrada do CCM (Centro da Cidadania e da Mulher , em Santo Amaro).Foi para a  exposição. Na arte em cabaça, fez uma pintura "chuva americana". Chorou porque a professora elogiou. Na dança circular,  aprende direitinho. Nos jogos cooperativos, ela e mais uma, na reta final. A companheira, muito solidária, fechou os olhos espontâneamente. Na atividade de 'paraquedas', alegria contagiante. Na rodas de reflexão é exemplo de força e alegria contagiantes. 
Maria da Paz e Edni Silva (FDNC)
Faz curso de bengala branca na Fundação Dorina Nowill  (FDNC), para finalmente ter mais autonomia de locomoção.

Quando pequena, se a professora mandava formar grupos. Ninguém a queria. Restava o grupo dos bagunceiros e repetentes. Graças a isso, acabava fazendo o trabalho sozinha, que apresentava em nome de todos. Envolveu-se e desenvolveu-se. Daí a habilidade de falar em público.

Muitas vezes a exclusão começa na própria família, que tem dificuldade em lidar com o problema e também sofre com ele.

É movida a sonhos e determinação. Faz trabalhos voluntários, é catequista e está de bem com vida. Sabe que ser incluída é poder circular pelo mundo com desenvoltura. Na guerra contra o preconceito, na cultura da paz e harmonia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário